Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

6 Formas de utilizar chia na sua alimentação

02 de Julho de 2013 em Dietas

Classificação: 3
por 3 pessoas

  • Imagem de 6 Formas de utilizar chia na sua alimentação

A chia é uma semente que tem o potencial de melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Pode parecer complicado integrar este alimento na sua dieta, mas na realidade devido às suas propriedades este processo é bastante simples, descubra 6 formas de utilizar as sementes de chia.

A qualidade mais importante da chia é a sua habilidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água tornando-se num alimento mucilaginoso, isto é, com propriedades de gel.

Dizem que os guerreiros astecas podiam correr durante 24 horas depois de ter ingerido apenas 1 colher de chia. Apesar de ser pouco provável existe um fundo de verdade nesta história porque esta capacidade de capturar água, pode prolongar a hidratação e retenção de electrólitos em fluidos do corpo, especialmente durante esforços prolongados e intensos, por esta razão foi considerada durante muitos anos a comida do corredor.

É também esta característica que a torna tão facilmente integrável na nossa alimentação mas pode facilmente ser consumida crua ou como a linhaça ser adicionada a bolos e pães.

 

1. Como um substituto de ovo

Para as pessoas que devem restringir o uso de ovos utilizar as sementes de chia é uma excelente opção.

Para substituir um ovo: Use uma colher de sopa de sementes de chia finamente moídas e 3 colheres de sopa de água por cada ovo a utilizar numa receita. Deve utilizar sementes secas e num liquidificador ou num moinho de café, triturar as sementes.

(Infelizmente não funciona no caso de ovos para omeletes).

 

2. Mousse saudável

Para fazer uma mousse caseira muito saudável basta utilizar a chia na receita que lhe propomos de Pudim de chia e cacau. Tão simples que pode fazê-lo com o seu filho.

2 Chávenas de leite de coco ou outro tipo de leite

1/2 Chávena de sementes de chia

2-3 Colheres de sopa de cacau em pó (opcional)

1 Colher de chá de baunilha ou canela (opcional)

1 a 2 Colher de sopa de mel

Coloque os ingredientes todos num liquidificador e bata até ficar homogéneo. Leve ao frigorífico para engrossar durante 15 a 20 minutos.

 

3. Para engrossar sopas ou molhos

Se não gosta de usar agentes de amido de milho ou espessamento torna-se difícil engrossar alguns pratos culinários. A chia é perfeita nestas situações. Basta adicionar algumas colheres de sopa de sementes de chia (em pó ou não) até atingir a espessura desejada.

 

4. Para engrossar almôndegas ou rolos de carne, em vez do pão ralado

As almôndegas são um prato delicioso. Toda a gente adora. O pão ralado tem como função unir todos ingredientes tornando a almôndega macia. Pode perfeitamente utilizar 2 colheres de sopa de sementes de chia (por quilo de carne) em vez do calórico pão ralado. Uma excelente ideia não é?

 

5. Rebentos para saladas

Pode fazer crescer belos rebentos de sementes de chia para acrescentar em saladas.

Basta colocar algumas sementes de chia em água, escorra depois a água e deixe as sementes num frasco por uns dias. A cada 12 horas, lave com água e despeje a água. Em um ou dois dias, terá alguns rebentos de chia.

 

6. Para panar carne ou peixe

Misturado com um pouco de farinha e alho em pó, as sementes de Chia fazer um excelente substituto do pão ralado e panados.

Comente a dica 6 Formas de utilizar chia na sua alimentação

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros