Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

A arte de cozinhar bife

26 de Abril de 2013 em Carne

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de A arte de cozinhar bife

Comer um bom bife, suculento e saboroso, pode ser uma das melhores experiências gastronómicas. De que vale comprar um bife muito bom e muitas vezes dispendioso, se depois não o souber cozinhar para que fique impecável?

Cozinhar um bife de forma impecável pode revelar-se uma arte.

Escolha um talho de confiança e com bons produtos. Muitas vezes o barato sai caro e mais vale comprar menor quantidade mas com qualidade. Os melhores cortes de carne bovina são os mais macios como os da vazia, do lombo e do pojadouro. Estas peças para além de macias têm o teor ideal de gordura e humidade.

Para que a carne fique tenra, os cortes devem ser sempre feitos respeitando a orientação das fibras da peça, para que ao cozinhar, não se percam os sucos.
Ao preparar a carne deve retirar as peles e os nervos mas a gordura dá sabor ao bife e torna-o mais suculento.

Compre bifes com pelo menos um dedo de altura, este é o tamanho ideal para que consiga cozinhar a carne no tempo certo sem que fique seca e com má textura. Lembra-se do antigo martelo dos bifes? Evite utilizá-lo, se a carne for boa o uso do martelo só irá danificar as fibras e alterar a textura e o sabor da carne.

Na hora de temperar o bife, o mais simples resulta melhor. Adicione sal e pimenta imediatamente antes de cozinhar o bife, ao juntar o sal com antecedência vai promover a saída de água da peça e esta ficará dura e sem sucos.

Para fritar o bife utilize uma chapa ou uma frigideira antiaderente e aqueça-a em lume médio. O lume brando vai atrasar a cozedura da carne tornando-a seca, o lume muito forte vai queimar o bife por fora e deixá-lo demasiado cru por dentro.
Coloque uma colher de óleo na frigideira, junte o bife e deixe fritar durante 2 minutos de cada lado. Retire o bife e deixe arrefecer 3 minutos antes de o cortar para que os sucos repousem.

Faça um molho com limão, sal, ervas aromáticas e azeite para untar o bife depois de cozinhado. Bom apetite.

Comente a dica A arte de cozinhar bife

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.