Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

A arte de cozinhar cabrito

25 de Março de 2013 em Carne

Classificação: 3
por 7 pessoas

  • Imagem de A arte de cozinhar cabrito

Nestes dias de festa uma das receitas de eleição é sem dúvida o cabrito assado. Cozinhar esta iguaria tem alguns segredos que vamos desvendar neste artigo. O segredo do cabrito assado está em marinar a carne pelo menos 24 horas. O cabrito fica mais macio e com muito mais sabor. Experimente esta delícia nesta Pascoa.

O cabrito pertence ao grupo caprino. Estes animais são muito apreciados quer pela sua carne quer pela lã que produzem.

Os cabritos são filhotes de cabra com 5 a 6 semanas, cuja carne é mais tenra do que a dos adultos. É importante conhecer os principais truques da arte de cozinhar cabrito para obter o melhor prato.

Se comprar o cabrito num talho de confiança este já estará limpo e cortado. Se por outro lado comprar a carne a um pequeno produtor saiba que nunca deve ser cozinhado no mesmo dia em que se fez o abate. Deve ser bem lavado e seco com um pano limpo. Depois deve ser colocado no frigorífico durante 1 a 8 horas antes de ser preparado.

A carne de cabrito deve ser vermelha.

Existe uma glândula no cabrito localizada junto ao osso, abaixo do meio da perna, que deve ser retirada para que não fique com um cheiro forte característico. Um bom truque é colocar um ramo de ervas aromáticas nesta zona.

Quer decida estufar ou assar o cabrito a fase mais importante e a preparação. Faça a marinada no dia anterior e deixe a carne 24 horas no frigorífico. Prepare uma pasta com alho, azeite, banha, sal, pimenta, colorau alecrim e rosmaninho. Unte bem a peça de carne e regue com vinho branco.

Desta forma vai permitir que todos os sabores sejam absorvidos e penetrem na carne, ficando com mais sabor e mais suculenta.

Para cozinhar o cabrito leve-o ao forno a 200°C com todos os sucos da marinada, durante 90 minutos. É importante ir regando a carne com o molho e sempre que necessário virar a carne para que asse uniformemente.

O cabrito estufado é feito com cebola alourada em azeite à qual se adiciona a carne, massa de tomate e pimento verde. Depois é só deixar estufar.

Bom apetite.

Comente a dica A arte de cozinhar cabrito

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros