Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

A arte de fazer bolos

21 de Maio de 2013 em Sobremesas

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de  A arte de fazer bolos

Fazer um bom bolo pode revelar-se uma verdadeira arte. As receitas de doces devem ser seguidas à risca e os passos têm todos uma razão. Descubra quais os segredos para fazer o bolo ideal.

Apesar de mais trabalhoso compensa dedicar algum tempo a fazer um bolo caseiro porque as massas compradas apesar de práticas nunca ficam tão saborosas.

Ao fazer um bolo deve começar por ler bem a receita e compreender todos os passos. Ao colocar os ingredientes todos na bancada poupa tempo e evita ter que procurar algum ingrediente à última da hora, além disso permite que os ingredientes fiquem à temperatura ambiente. Utilize sempre ingredientes frescos e de boa qualidade.

Os utensílios necessários também são importantes, deve ter uma boa batedeira, a forma adequada, espátulas e taças de tamanho apropriado ao bolo que quer fazer. Ao colocar a massa na forma deve deixar sempre uma altura de 1 a 2 centímetros para permitir que o bolo cresça sem verter. 

Depois de ter todos os ingredientes e utensílios é importante pré-aquecer o forno respeitando a temperatura indicada na receita. Este passo permite que o bolo coza de forma uniforme.

A forma deve ser untada com manteiga ou óleo e depois polvilhada com farinha. Retire todo o excesso de farinha antes de colocar a massa.

Os ingredientes devem ser medidos com rigor e adicionados segundo a ordem da receita. Não caia na tentação de alterar quantidades sem respeitar a regra da proporção porque vai adulterar o resultado final. Se não tiver a quantidade de ovos indicada na receita, faça metade de todos os ingredientes por exemplo.
Os ingredientes secos como farinha e o fermento devem ser misturados e peneirados em conjunto, desta forma permite uma mistura uniforme da massa.

Faça as claras em castelo bem firme e depois misture na mistura de ovos tendo o cuidado de envolver gentilmente com a espátula. Se misturar as claras com a batedeira retirará as bolhas de ar e o bolo não ficará fofo e leve.

Coloque o bolo no centro do forno e evite abrir a porta do forno para que não haja alterações bruscas de temperatura.

Para verificar a cozedura do bolo utilize um palito. Se picar a massa com o palito e este ficar seco, significa que o bolo está cozido.

Depois de cozido deixe que o bolo esfrie na forma antes de o retirar. Os bolos húmidos e cremosos devem ser retirados ainda quentes.

Comente a dica A arte de fazer bolos

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros