Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

A arte de preparar Peixe

12 de Maio de 2013 em Peixe

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de A arte de preparar Peixe

Aprenda a arte de preparar peixe. O peixe é um alimento muito benéfico para a saúde por essa razão deve ser incluído pelo menos 2 a 3 vezes nas refeições semanais. Ao ingerir mais peixe vai perder peso e melhorar o seu perfil lipídico.

O peixe é uma arma importante na alimentação saudável. Ao ingerir mais peixe está a contribuir para que os seus níveis lipídicos regularizem, o seu sistema cardiovascular se torne mais saudável e para uma perda de peso.

O peixe é um animal vertebrado, aquático e de corpo alongado e com as extremidades mais estreitas. Possui escamas, guelras e barbatanas.

Existem inúmeras espécies de peixe que variam de tamanho, tipo e textura de carne e sabor. Mas todas possuem uma carne delicada que deve ser preparada com arte.

É importante saber escolher o peixe na hora de compra. Um peixe fresco possui escamas firmes, de aparência brilhante e translúcida. Não devem existir furos ou manchas na pele. Os olhos do peixe fresco ocupam toda a cavidade, são brilhantes e salientes. Uma característica a que deve estar atento é o tom vermelho vivo das guelras. A parte interna deve estar brilhante, húmida e sem muco.

Um bom peixe fresco não possui odor estranho e desagradável, na verdade o cheiro deve assemelhar-se ao cheiro de água limpa levemente salgada.

Os peixes merecem especial atenção na hora da conservação porque se estragam mais rapidamente do que a carne. Os peixes inteiros conservam-se frescos por mais tempo e devem ser envolvidos em película aderente ou colocados num saco selado antes de serem guardados no frigorífico ou congelador.
O peixe pode ser guardado no frigorífico durante 24 horas, se não o consumir neste tempo deve colocá-lo num recipiente com gelo até 2 ou 3 dias, ou no congelador até 6 meses. Mas lembre-se um peixe depois de congelado fica sempre um pouco mais seco.

Para cozinhar um peixe inteiro deve sempre retirar as vísceras, as escamas e as barbatanas, a menos que a receita especifique o contrário como é exemplo o peixe ao sal.

O tempo de cozedura do peixe varia de espécie para espécie mas os peixes inteiros devem ser cozinhados a 220ºC durante 20 a 45 minutos e os filetes 180ºC, 15 a 20 minutos. Respeite os tempos da receita para que o peixe não fique seco.

Comente a dica A arte de preparar Peixe

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.