Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Alimentação e a prática desportiva

04 de Junho de 2013 em Dietas

Classificação: 3
por 3 pessoas

  • Imagem de Alimentação e a prática desportiva

Fazer exercício físico é uma componente essencial para a manutenção do bem-estar e da saúde. Mas para obter o máximo proveito do exercício físico é importante compreender que tipo de alimentos deve comer antes e depois do exercício desta forma obterá melhor rendimento, terá maior capacidade de recuperação e menos lesões.

Os alimentos são a nossa fonte de energia e é importante compreender quais os alimentos que devem ser ingeridos antes de fazer exercício físico. Com o tempo vai compreender quais as quantidades que melhor se adaptam ao seu organismo, sendo que a última refeição antes de praticar desporto não deve deixá-lo com fome mas também não deve deixá-lo pesado, mas antes confortável e cheio de energia.

Se prática atividades físicas intensas como ciclismo, atletismo ou futebol, e fizer uma refeição mais pesada como almoço ou jantar o ideal será esperar 3 a 4 horas antes de iniciar qualquer prática desportiva, mas se fizer um exercício mais moderado ou uma refeição leve, 1 a 2 horas será suficiente. As refeições com muita gordura retardam o tempo de digestão por isso devem ser evitadas.

 

Para funcionarem bem as células musculares necessita de ter reservas de glicogénio, sendo que os principais locais de reservas são o músculo-esquelético e o fígado. Apesar de existirem estudos sobre o Metabolismo do Glicogénio Muscular no Exercício Físico ainda não existe um consenso relativamente a este assunto mas acredita-se que as reservas de glicogénio ao longo do exercício físico sofrem variações e com a baixa dos níveis de glicogénio aumenta a utilização dos lípidos.

 

Deve comer alimentos ricos em hidratos de carbono e com pouca gordura, desta forma vai conseguir alimentar as suas células e músculos, aumentado a energia, resistência e força essenciais para evitar posteriores lesões e recuperações difíceis.

 

A hidratação é essencial para quem vai praticar exercício físico. Seja antes, durante ou após, o importante é que consuma água. Evite bebidas com açúcar.

Se tem problemas com a digestão ou não tem tempo para respeitar as horas de digestão pode substituir uma refeição por um batido ou refeições na forma líquida, estes são digeridos mais rapidamente e contêm nutrientes essenciais.

 

Lembre-se da regra de ouro uma alimentação equilibrada e variada é fonte de saúde.

Comente a dica Alimentação e a prática desportiva

1 comentários sobre Alimentação e a prática desportiva news

Lurdes Brandao

Lurdes Brandao - 09 de Junho de 2013

Achei muito importante... esta e, outras dicas que têm publicado é sempre útil bem-haja obrigada....

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros