Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Alimentos que nutrem a sua pele

02 de Junho de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de Alimentos que nutrem a sua pele

Para obter uma pele de aspeto mais fresco e revigorado não é necessário gastar muito dinheiro nem submeter-se a tratamentos invasivos e dolorosos. Na natureza existem alimentos ricos em vitaminas e minerais que nutrem a pele e contribuem para um aspeto mais jovem.

Sabia que para além dos cremes hidratantes regeneradores, dos tratamentos com botox e injeções de colagénio, existem aliados ainda mais importantes na manutenção da saúde da sua pele.

Uma alimentação saudavél é a arma mais eficaz no combate do envelhecimento e permite manter um aspeto fresco, vigoroso e saudável. No fundo consiste em nutrir a sua pele de dentro para fora evitando que as rugas se instalem precocemente e permitindo que a pele resista aos danos causados pela exposição solar. Afinal a nutrição da sua pele pode começar no supermercado.

Descubra os grupos de alimentos mais benéficos para sua pele.

Frutas e legumes

As frutas e legumes possuem elevados teores de vitaminas e minerais. Privilegie os de coloração vermelha como os morangos, cerejas, amoras e mirtilos. A cor vermelha é indicadora de alto teor de antioxidantes como a antocianina e o ácido elágico que possuem uma poderosa ação de proteção contra radicas livres. Ao anular a ação dos radicais livres vai retardar o efeito oxidativo e consequente envelhecimento das células. Isto é, a sua pele manter-se-á jovem por mais tempo.
Substitua a batata normal por batata-doce e inclua o tomate nas suas saladas.

Os legumes de folha verde, como os espinafres e os brócolos são ricos em vitamina A e vão fortalecer a sua pele.

Citrinos

De certeza que já reparou na ação suavizante que o limão tem na pele. Os citrinos são ricos em vitamina C, um antioxidante que mantém o colagénio na estrutura da pele impedindo a flacidez. Os citrinos como os limões, as laranjas, tangerina e limas devem ser ingeridos diariamente. Pode beber sumos acabados de fazer ou incluí-los nas saladas. Tempere a salada e alimentos grelhados com sumo de limão em vez de vinagre.

Nesta classe a estrela é a toranja porque é um citrino vermelho com muitos antioxidantes.

Peixes ricos em ómega 3

Os peixes como a popular sardinha, o salmão e o atum são ricos em ómega 3 por isso devem ser ingeridos pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Os ácidos gordos ómega 3 têm um papel chave na prevenção de doenças cardiovasculares mas a sua ação anti-inflamatória é também importante no combate aos danos provocados pela exposição solar. Apesar de existirem suplementos alimentares com ómega 3, a sua ação não é tão eficiente.

Chá verde, branco e preto

O chá verde possui catequinas com uma potente ação antioxidante, sendo a mais importante a epigalocatequina galato (EGCG). Para além de combaterem radicais livres são eficazes na luta contra vírus, acne e cancro de pele.  
Cerca de 4 a 6 copos destes chás por dia diminuem drasticamente o declínio celular normal e retardam os efeitos do envelhecimento fisiológico, vai de certeza ver melhorias na sua pele.
Uma sugestão, substitua gradualmente o café por chá!

Comente a dica Alimentos que nutrem a sua pele

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros