Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Como acabar com o desperdício de alimentos

14 de Maio de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de Como acabar com o desperdício de alimentos

A alimentação é um bem essencial que infelizmente não esta acessível a todos. No entanto cerca de um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado. Cabe a cada um de nós tentar acabar com o desperdício de alimentos.

Se pensarmos que existem mais de mil milhões de pessoas com fome em todo o mundo, torna-se inaceitável que cerca de um terço dos alimentos produzidos seja desperdiçado. Esta grande quantidade de comida muitas vezes acaba no lixo antes do final do prazo de validade, ou é desperdiçada nas fases de produção, colheita, processamento e transporte.

Na Europa, um dos continentes privilegiados, dá-se um desperdício de 179 kg de alimentos per capita, este número tem reflexos negativos nos recursos como o solo, a água, a energia e a mão-de-obra necessários para a produção de toneladas de alimentos.
A mudança pode e deve começar em sua casa e é possível com gestos muito simples.

As refeições devem ser planeadas com antecedência, sempre que for ao supermercado leve uma lista de tudo o que necessita, com as respetivas quantidades para evitar comprar coisas de que não necessita e que acabam por se estragar na despensa.

É importante ter atenção aos prazos de validade e compreender as necessidades de conservação de cada produto, verificando as temperaturas de conservação da carne do peixe e produtos congelados.

A organização do frigorífico e da despensa é essencial, o primeiro a entrar deve ser o primeiro a sair. Consuma os alimentos mais perecíveis como os legumes e fruta mais rapidamente, esteja atento para que estes alimentos não se estraguem. Sempre que tiver fruta em excesso, lembre-se que as compotas são uma forma excelente de conservar fruta por mais tempo, os legumes conservam-se em pickles.

Os legumes são muitas vezes desperdiçados porque não é utilizada toda a peça, os talos e ramos podem sempre ser utilizados em sopas, cremes e quiches.

As sementes de abóbora, melão ou melancia podem ser torradas e trituradas. 

Sempre que sobrar comida, pode congela-la em porções e consumir mais tarde.

Em casa ou no restaurante evite ter mais olhos que barriga, sirva-se de acordo com a sua fome porque o que sobrar é desperdiçado.

Comente a dica Como acabar com o desperdício de alimentos

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros