Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Como assar leitão

12 de Março de 2013 em Carne

Classificação: 5
por 3 pessoas

  • Imagem de Como assar leitão

Se adora um bom leitão assado saiba que é possível assar leitão com resultados excelentes. No entanto deve seguir algumas dicas para que tudo corra na perfeição. Siga este artigo para descobrir como escolher o melhor leitão, qual o melhor tempo de assadura e os temperos ideais para assar um leitão.

Nem todas as pessoas sabem como assar um leitão na perfeição, por isso na maior parte das vezes compra-se o leitão já assado.

Mas é possível obter um bom leitão assado caseiro. Siga estas dicas e tudo ficará mais fácil.

Tudo começa na escolha do leitão, o ideal é comprar um leitão de 12 a 14 quilos, alimentado com leite materno. Escolha um talho de confiança que assegure que o animal foi bem sangrado e bem limpo. Não se esqueça de comprar o sangue cozido.

Para salgar o leitão utilize um recipiente grande que permita submergir a peça na totalidade. A medida de sal ideal são 4 quilos de sal grosso para cada 20 litros de água. O leitão deve ser submerso durante 8 a 10 horas. Depois de salgado pendure a peça 2 horas para escorrer a água.

Para fazer o delicioso recheio para o leitão, coza os rins e o coração em água e sal. Depois de cozido corte tudo em pedaços pequenos.
Faça um refogado com azeite, alho, cebola, louro, salsa e piripiri. Seja generoso com o alho. Acrescente vinho branco, os pedaços de rim e coração previamente cozidos. Por fim junte o sangue cozido e deixe cozinhar.

Para assar o leitão recheie-o com o preparado anterior e coza com agulha e fio de cozinha. Passe banha na pele e tape as orelhas e o focinho com folha de alumínio para não queimar.

Coloque-o então numa vara grande e leve a assar num forno a lenha grande tendo cuidado de recolher a gordura que escorre para um recipiente.

Deixe assar 3 a 4 horas.

Para quem não tem forno a lenha o segredo é marinar o leitão aos bocados, barrado por uma pasta de alho, louro, sal, pimenta, massa de pimentão e banha. O leitão é assado durante 2 a 3 horas a 170°C.

Comente a dica Como assar leitão

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.