Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Dicas para conservar melhor os alimentos

11 de Fevereiro de 2013 em Pratos Vegetarianos

Classificação: 3.5
por 5 pessoas

  • Imagem de Dicas para conservar melhor os alimentos

Ao conservar corretamente os alimentos consegue manter os níveis nutricionais e prolongar o prazo de validade dos alimentos, dessa forma alimenta-se melhor e poupa dinheiro.

SAIBA COMO CONSERVAR MELHOR OS ALIMENTOS

Os métodos mais comuns para conservar alimentos incluem a refrigeração, a secagem e a salga. Os vários processos que existem têm como objetivo retardar o efeito das enzimas que alteram e degradam os alimentos. Os microrganismos também atuam nos alimentos apodrecendo-os e levam à produção de toxinas prejudiciais ao organismo e responsáveis por graves intoxicações alimentares.

 

A primeira, e mais simples dica, é: compre sempre pequenas quantidades de alimentos. Assim, evita que eles se mantenham muito tempo no frigorífico ou no congelador.

 

Outra dica básica é lavar as mãos sempre que for manipular alimentos, este passo simples diminui as contaminações cruzadas.

 

Como conservar carne no frigorífico

Para conservar a carne no frigorífico evite manter a embalagem original. Utilize sacos com fecho, desta forma evita que os microrganismos ataquem a peça e esta permanece fresco mais tempo. Não a deixe mais do que 3 dias no frigorífico.

O peixe deve ser consumido no dia de compra, se não for possível o melhor é refrigerar no congelador em sacos fechados. Congele sempre o peixe já arranjado, sem as vísceras, escamas e gordura.

 

Como guardar ovos, frutas e outros vegetais

Os ovos devem ser armazenados com o lado pontiagudo para baixo e nas prateleiras laterais do frigorífico. 

As frutas para serem guardadas no frigorífico devem ser embrulhadas em papel vegetal, uma a uma.

Os vegetais devem ser lavados com água corrente e bem secos antes de serem refrigerados porque a humidade acelera a deterioração destes alimentos.

 

Outras dicas importantes para conservar alimentos

Sempre que abrir a embalagem de um produto como queijo ou fiambre, tente não tocar com os dedos nos alimentos, utilize um garfo, para evitar contaminações. Coloque então o que sobrar em embalagens de plástico ou sacos herméticos.

 

Ordene os alimentos no frigorífico da seguinte forma: os alimentos já cozinhados devem ficar na prateleira de cima, os alimentos semiprontos nas prateleiras do meio e os alimentos crus na parte de baixo.

 

É também importante que siga sempre as indicações de conservação da embalagem. Os alimentos refrigerados devem ser armazenados a temperatura até 6ºC e os alimentos congelados devem estar armazenados a temperatura inferior a -18ºC.

 

Com estas dicas, conservará os alimentos frescos por mais tempo.

 

 

 

Comente a dica Dicas para conservar melhor os alimentos

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros