Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Dicas sobre Alho

19 de Fevereiro de 2013 em Dietas

Classificação: 3
por 3 pessoas

  • Imagem de Dicas sobre Alho

O alho é muito utilizado na cozinha devido ao seu sabor forte e único. Mas os benefícios do alho são cada vez mais valorizados e para além de ingerido cru ou cozinhado surgem no mercado cápsulas de alho que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Descubra os benefícios do alho.

O alho é um alimento que traz grandes benefícios para a saúde.

Este alimento é vendido em cabeças de alho, que correspondem ao bolbo da planta do género Allium sativum. Os dentes de alho são folhas escamiformes modificadas que têm a função de armazenar nutrientes.

Os benefícios do alho são muitos. Ao nível cardiovascular tem a capacidade de diminuir gorduras e por conseguinte o colesterol sanguíneo, devido à presença de Óxido dialildissulfeto.
O germânio contido no alho protege o corpo dos radicais livres, favorece a produção de anticorpos e fomenta o transporte de oxigénio aos órgãos, esta qualidade permite que a pressão arterial se equilibre sem efeitos secundários.
Outro dos compostos do alho que ajudam o sistema cardiovascular é o selénio. Este mineral reduzir a viscosidade do sangue e diminuir o risco de formação de coágulos.

Para além de proteger o coração, o alho atua ao nível da diminuição do açúcar no sangue, combate a absorção de produtos cancerígenos como as nitrosaminas presente em carnes fumadas, cosméticos e tabaco.

A atividade antimicrobiana, antifúngica e vermicida do alho permite combater infestações por Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis bem como combater estados gripais e constipações acompanhadas por secreções pulmonares e infeções urinárias.

Estudos recentes mostram que o alho tem a capacidade de inibir o crescimento da Helicobacter pylory, uma bactéria que infeta a mucosa do estômago levando ao aparecimento de úlceras gástricas e gastrites, para além de estar associada ao aparecimento de cancro do estômago.

O alho pode ser ingerido cozinhado, em refogados, sopas e chás, mas também cru.

Cada vez mais surgem cápsulas de alho e extratos que podem ser engolidos como um medicamento.
Para melhor conservar o alho, deve descascá-lo e mantê-lo no frigorífico em óleo de girassol, desta forma mantém todas as características benéficas do alho.

Comente a dica Dicas sobre Alho

1 comentários sobre Dicas sobre Alho news

Hélder Lima

Hélder Lima - 24 de Junho de 2013

Eu sou consumidor de alho mas...e o cheiro? Como nos defendermos?

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros