Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Emagrecer de forma correta: Dieta vs reeducação alimentar.

11 de Junho de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 4 pessoas

  • Imagem de Emagrecer de forma correta: Dieta vs reeducação alimentar.

Porque não começar hoje uma nova vida? Em vez de procurar constantemente a dieta milagrosa que vai fazer com que perca quilos que pode depois vir a ganhar, o que lhe propomos é a reeducação alimentar. Afinal de contas as dietas têm prazos a reeducação é para sempre.

As dietas quando feitas com cuidados e sem radicalismos são úteis para quem quer perder alguns quilos e preparar-se para a época do bikini. Em muitas situações a dieta tem uma finalidade terapêutica especifica seja ela a perda de peso, diminuição do colesterol ou açúcar no sangue, aumento de massa muscular, entre outros. A dieta é um regime alimentar, preferencialmente prescrito e desenhado por um médico ou nutricionista, com restrição total ou parcial de certos alimentos.

 

A reeducação alimentar envolve uma alteração de hábitos alimentares e tem como base um processo de aprendizagem e alteração de consciência em prol da prevenção da saúde.

Se não quer voltar a ganhar todos aqueles quilos e quer emagrecer de forma correta, deve introduzir na sua dieta hábitos que sejam duradouros e contribuam para a sua saúde e bem-estar. O caminho é sem dúvida a reeducação alimentar e com ela a reeducação do seu metabolismo.

 

Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.

 

O maior erro cometido por quem inicia uma dieta é o corte radical na ingestão de calorias. Esta diminuição reflete também uma redução de nutrientes essenciais ingeridos e muitas vezes afeta o emagrecimento. Sem energia para funcionar o organismo entra em stress e reage produzindo mais cortisol. Este aumento de cortisol provoca um aumento da sensação de fome e acumulação de gordura. É por esta razão que ouvimos muitas pessoas dizerem que quase que deixaram de comer mas não emagrecem.

Em vez de deixar de comer deve substituir alimentos, isto é preferir a qualidade à quantidade. As refeições devem ser variadas e respeitar uma alimentação equilibrada. Nunca se deve privar o organismo dos nutrientes essenciais, proteínas, minerais, vitaminas, fibras, gorduras e hidratos de carbono.

 

Passos simples que o vão ajudar a reeducar a forma como come:

 

- Aumente o consumo diário de água e chás (sem açúcar!). O ideal é beber 8 a 10 copos de água por dia;

- Varie o consumo de peixe, carnes brancas, ovos e carne vermelha (em menor quantidade);

- Faça 2 a 3 refeições vegetarianas por semana. Consuma diariamente vegetais e frutas;

- Evite o consumo de alimentos processados e fast-food;

- Evite os refrigerantes e invista num liquidificador. Vai poder fazer sumos de frutas e adicionar vegetais muito benéficos;

- Substitua o pão branco, arroz e massas por produtos integrais;

- Elimine o consumo de fritos. Existem maneiras mais saudáveis e saborosas de cozinhar. 

- Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras más como carnes gordas, queijos amarelos, manteiga. Substitua-as por gorduras de boa qualidade, como as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas etc.) e azeite virgem;

- Reduza gradualmente o açúcar e o sal da sua alimentação;

- Pratique atividade física regularmente;

-Mantenha-se feliz e relaxado, o stress e a falta de repouso levam a que o organismo necessite de alimentos

 

Ao respeitar as regras de uma boa alimentação integrando-as ao se ritmo na sua vida, vai ver que não necessitará de dietas loucas porque vai estar sempre no seu peso ideal, com energia e saúde.

Comente a dica Emagrecer de forma correta: Dieta vs reeducação alimentar.

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros