Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Escândalo em Espanha e no Reino Unido. Hambúrgueres feitos de carne de cavalo.

18 de Fevereiro de 2013 em Carne

Classificação: 4
por 4 pessoas

  • Imagem de Escândalo em Espanha e no Reino Unido. Hambúrgueres feitos de carne de cavalo.

Os hambúrgueres comprados em supermercados ou cadeias de fast-food podem ser uma refeição rápida e barata. Mas alguma vez pensou que ao comprar estes hambúrgueres processados pode não estar a comer apenas carne de vaca ou mesmo porco? Depois de alguma polémica a cadeia de fast-food Burger King admitiu numa carta aberta, a contaminação dos seus hambúrgueres com carne de cavalo.

A Burger King pode estar a vender hambúrgueres contaminados com carne de cavalo.

O escândalo veio a público em janeiro deste ano quando a Burger King foi obrigada a admitir que foi encontrada carne de cavalo nos produtos da fábrica que fornece os hambúrgueres desta cadeia de fast-food, apesar de afirmar que os testes internos feitos aos hambúrgueres dos restaurantes não encontraram qualquer vestígio.

Apesar de a empresa informar que os níveis de ADN equino eram muito baixos, a verdade é que a investigação levada a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar nos meses de novembro e dezembro, provou a existência de até 29% de carne de cavalo em alguns hambúrgueres.

Estes hambúrgueres têm origem na fábrica que pertence à Silvercrest (ABP Food Group), especializada em processamento de carne e a maior da Europa. A fábrica localiza-se na Irlanda mas a carne contaminada pode ser proveniente da Holanda e Espanha. 

Foram também descobertos hambúrgueres com carne de cavalo à venda na Irlanda e Grã-Bretanha nas cadeias de supermercados Lidl, Tesco e Aldi que entretanto já se desculparam publicamente pelo sucedido. 

A Burger King já anunciou a quebra de contrato com o fornecedor Silvercrest.
Os produtos já foram todos retirados do mercado apesar de não apresentarem riscos para a saúde.

Em alguns países asiáticos, da América do sul e mesmo da Europa, existe um consumo de carne de cavalo, mas a proximidade desenvolvida entre o homem e o cavalo, como animal doméstico ou animal de trabalho, fez com que seja tabu em muitos países consumir esta carne.

Este escândalo levanta algumas questões éticas porque os consumidores têm o direito de ser informados da composição dos alimentos que consomem.

Em Portugal a Burger King garante que é impossível a existência de hambúrgueres contaminados porque o fornecedor dos restaurantes nacionais é Espanhol.

Comente a dica Escândalo em Espanha e no Reino Unido. Hambúrgueres feitos de carne de cavalo.

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.