Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Morango e mirtilo podem ajudar a prevenir ataques cardíacos

18 de Fevereiro de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de Morango e mirtilo podem ajudar a prevenir ataques cardíacos

Um estudo revela que é possível prevenir ataques cardíacos ingerindo mirtilos e morangos. Estes frutos contêm flavonoides que exercem uma ação antioxidante e anti-inflamatória muito benéfica para o organismo, por essa razão o seu consumo regular pode reduzir drasticamente as doenças cardíacas.

Os morangos e os mirtilos pertencem à família dos frutos vermelhos que para além de muito saborosos são importantes para prevenir ataques cardíacos.

Os ataques cardíacos surgem quando uma artéria é bloqueada por um coágulo, impedindo que o sangue flua pelas artérias coronárias. Os efeitos são muitas vezes devastadores, mas é possível evitar ou reduzir drasticamente o risco de ter um ataque cardíaco.

Existem hábitos de vida saudáveis como não fumar, fazer exercício físico regularmente, diminuir o consumo de sal e fazer uma dieta equilibrada, que contribuem para reduzir as hipóteses de ter uma doença coronária.

Um estudo publicado na revista American Heart Association, realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que existe uma ligação entre o consumo regular de morangos e mirtilos e a redução em cerca de 32% do risco de ataque cardíaco.
O objeto de estudo foi um grupo de 93.600 mulheres entre os 25 e os 42 anos e decorreu ao longo de 18 anos com uma incidência de 405 ataques cardíacos no grupo de pesquisa.

A redução de 32% foi observada no grupo de mulheres que consumiam morangos e mirtilos regularmente em comparação com as que comiam uma vez por mês ou menos.

Os frutos vermelhos são indispensáveis para prevenir ataques cardíacos devido ao facto de serem ricos em antocianina, um flavonoide que possui uma elevada ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica. Os flavonoides têm a capacidade de neutralizar e reparar os danos causados nas células como resultado da formação de radicais livres. Para além disso ajudam na purificação do sangue e evitam a acumulação de gorduras nos vasos sanguíneos

Os mirtilos e morangos podem ser consumidos frescos ou em iogurtes, compotas e sumos. Hoje em dia surgem também extratos e produtos desidratados que são igualmente eficazes na prevenção de ataques cardíacos.

Comente a dica Morango e mirtilo podem ajudar a prevenir ataques cardíacos

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.