Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

O que são Delicias do Mar

18 de Fevereiro de 2013 em Peixe

Classificação: 4
por 7 pessoas

  • Imagem de O que são Delicias do Mar

As delícias do mar são muito consumidas em sandes, saladas ou pastas. Mas ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as delícias do mar não são marisco. São um alimento processado obtido a partir de peixes de baixo valor comercial do qual se aproveita o músculo. Este músculo é transformado numa pasta moldável que dá origem à delícia do mar.

As delícias do mar fazem parte de bastantes alimentos, muitos deles até saborosos. Mas desengane-se quem pensa que as delícias do mar são marisco.

Apesar de muitas vezes surgirem com a forma de certos mariscos e até mesmo com uma cor que sugere a presença de marisco, este alimento resulta do processamento de músculo de peixe picado o surimi.

Depois de retirada a cabeça, as vísceras, a pele e as espinhas ao peixe, os músculos são reduzidos a polpa. A polpa de pescado obtida, passa por várias lavagens e processos de gelificação que lhe retiram o odor a peixe e a cor. O resultado é o surimi, uma pasta branca com pouco sabor e odor.

Depois de obtido o surimi, são adicionados outros ingredientes como o sal, açúcar, albumina de ovo, glutamato monossódico, óleo de girassol, amido de milho, extrato de pimentão, amido modificado, corantes e crioprotectores.

Esta mistura dá então origem às delícias do mar ou em japonês Kani Kama.

Sabe-se que a produção de surimi se iniciou pelo menos no século XII no Japão pela mão de pescadores que observaram que o surimi se mantinha fresco mais tempo do que a carne de peixe fresca.
No entanto só no seculo XIX é que se iniciou a produção comercial da pasta de peixe com o desenvolvimento de tecnologias alimentares. Esta produção evoluiu e chegou até aos dias de hoje.

Com a produção de delícias do mar dá-se o aproveitamento de peixe de baixo valor comercial e rentabilização de produtos de pescado.

O consumo de surimi ou delícias do mar aumenta a ingestão de ácidos gordos e ómega-3 provenientes do peixe mas é extremamente importante ter atenção à qualidade das delícias do mar porque por vezes os produtos apresentam má qualidade.
A qualidade do surimi é determinante na qualidade das delícias do mar.

Comente a dica O que são Delicias do Mar

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros