Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Posso congelar as minhas refeições? Quanto tempo aguentam?

28 de Abril de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de Posso congelar as minhas refeições? Quanto tempo aguentam?

O congelador revolucionou a forma como conservamos os alimentos e por consequência a forma como nos alimentamos. Saiba quanto tempo duram os alimentos no seu congelador sem se estragarem.

O congelador atinge temperaturas de – 18°C, por essa razão é excelente para conservar alimentos e refeições por longos períodos de tempo desde que a temperatura se mantenha constante.

É possível congelar refeições para comer depois, mas deve ter em atenção que cada alimento tem um tempo ideal de congelação e que nem todos os alimentos ficam bons depois de congelar como por exemplo as batatas cozidas.

Congelar os alimentos mantém as propriedades nutricionais e inativa as bactérias e microrganismos evitando a degradação dos alimentos. Mas o alimento não fica esterilizado e ao ser descongelado dá-se uma ativação do crescimento das bactérias, por isso os alimentos devem ser imediatamente consumidos depois de descongelados e deve evitar-se uma nova congelação.

Nos dias que correm uma forma de poupar tempo é fazer grandes quantidades de comida e congelar porções para comer mais tarde, desta forma poupa tempo e dinheiro. Mas é importante ter sempre em mente o tempo máximo de congelação de cada um.
Por exemplo o frango seja cozido, frito ou assado não deve permanecer no congelador mais de 3 meses, o pato ou o peru cerca de 6 meses, os bolos aguentam 2 a 4 meses de congelação.
Os bifes podem ser congelados depois de fritos ou estufados e aguentam cerca de três meses no congelador.
Carnes como cabrito, carneiro ou vitela podem ser congeladas assadas, estufadas ou cozidas durante nove meses.
A carne de porco assada ou cozida dura seis meses no congelador.
Muitas vezes há necessidade de congelar os enchidos para que não ganhem ranço no frigorífico, pode fazê-lo porque se conservarão por mais 3 a 4 meses.

Evite colocar os alimentos quentes no congelador, deixe que arrefeçam à temperatura ambiente e depois coloque-os em recipientes previamente esterilizados e estanques.

Alimentos como alface, batatas, ovos, maionese e ketchup não devem ser congelados.

Comente a dica Posso congelar as minhas refeições? Quanto tempo aguentam?

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.