Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Que queijos escolher para fazer uma tábua

19 de Fevereiro de 2013 em Entradas

Classificação: 5
por 3 pessoas

  • Imagem de Que queijos escolher para fazer uma tábua

A tábua de queijos deve estar presente em qualquer mesa festiva, toda a gente adora e fica sempre bonita. Mas na hora de escolher os queijos existem muitas vezes dúvidas. Neste artigo vai ficar a conhecer os melhores queijos para colocar numa tábua e a melhor maneira para tornar a tábua de queijos elegante.


Para fazer uma boa tábua de queijos comece por escolher uma tábua bonita e elegante. Tenha em atenção o tamanho da tábua para que os queijos não fiquem muito próximos uns dos outros.

Tenha em mente que se apresentar a tábua como aperitivo o ideal será ter 100 a 150 gramas de queijo por cada pessoa. Se adicionar uma boa variedade de pães e frutos ou pode reduzir um bocado a dose de queijo.

A variedade é importante, deve apresentar queijos com diferentes texturas, cores e intensidades de sabor, do mais suave ao mais forte.

Retire os queijos do frigorífico 2 horas antes de os servir e corte-os de diferentes maneiras tendo em conta a sua consistência e forma original.

Utilize uma faca grande passada por azeite para evitar que os queijos moles fiquem agarrados à lâmina.

Os queijos como Gruyère, Gouda, Brie são queijo cilíndricos e devem ser cortados em triângulo desde o centro.

O Provolone também cilíndrico mas horizontal, corta-se em fatias e depois cada fatia em triângulo.

O queijo Camembert é um queijo mais pequeno e mole, corta-se em 8 triângulos.

Os queijos em pirâmide são cortados em triângulo a partir do ponto mais alto.

Qualquer queijo menor do que 100 gramas deve ser cortado em metades.

Mantenha a casca de queijos como o Camembert e o Brie, porque é comestível.

Disponha os queijos cortados na tábua. O flamengo, rabaçal ou queijos frescos, são mais suaves e ficam no exterior da tábua, os de são Jorge ou da Beira Baixa são mais fortes e ficam no interior.

Coloque na tábua pães frescos e simples. O importante é que tenham uma crosta crocante para contrastar com a textura dos queijos.

Para completar a tábua de queijos junte alguns frutos secos e compota de abóbora. São o complemento ideal e fazem a diferença. Os seus convidados vão ser surpreendidos.

Comente a dica Que queijos escolher para fazer uma tábua

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.