Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Quinoa é o beluga dos cereais. Mas o que é Quinoa ?

02 de Março de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 4 pessoas

  • Imagem de Quinoa é o beluga dos cereais. Mas o que é Quinoa ?

A quinoa é um alimento vegetal consumido há mais de 8 mil anos e originário dos Andes. Se ainda não conhece este vegetal esta é a altura ideal para o incluir na sua dieta. Fique então a saber o que é a quinoa e como pode melhorar a sua alimentação, contribuir para o seu emagrecimento e melhorar a sua saúde facilmente.

O caviar beluga é dos caviares mais caros e apreciados do mundo. Não é por isso de estranhar que a quinoa seja muitas vezes comparada a esta iguaria.

Mas o que é a quinoa? A quinoa é considerada um pseudo-vegetal porque não é um cereal nem uma leguminosa, este vegetal pertence à família do espinafre e da beterraba. Existe a quinoa vermelha, negra ou branca e os grãos são pequenos e de textura macia e sabor suave semelhante ao da soja. Surge na forma de grão, farinhas e flocos.

Consumido pelos Incas há muitos milhares de anos, chegou aos nossos dias com reconhecidos benefícios para a saúde e elevado teor nutritivo. Este alimento é um dos vegetais eleitos da dieta ayurvédica porque contribui para a cura do corpo e reorganização da energia vital.

Este grão apresenta elevada quantidade de proteínas e é o único alimento de origem vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais na sua composição. Por esta razão surge um excelente substituto da carne ou peixe.

A quinoa é rica em sais minerais, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, ferro e zinco. Para além de todos estes nutrientes possui ómega- 3 e 6 e um elevado teor de fibras que contribui para um melhor funcionamento intestinal, maior controle do colesterol e açucares no sangue e ainda ajudam a que perca peso de forma saudável.

Para os doentes celíacos este alimento é bastante benéfico porque não possui glúten na sua constituição.

É muito simples incluir a quinoa na sua dieta. O modo de confeção do grão é semelhante ao do arroz, cozinhe numa proporção de dois copos de água para um de quinoa. Pode ser consumido como substituto do arroz ou incorporado em saladas.

A farinha de quinoa é utilizada em bolos, massas ou pão. Os flocos podem ser consumidos com leite ou iogurte e frutas.

Comente a dica Quinoa é o beluga dos cereais. Mas o que é Quinoa ?

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.