Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Sabia que há um tipo de arroz adequado para diferentes receitas?

11 de Julho de 2013 em Massas

Classificação: 4
por 5 pessoas

  • Imagem de Sabia que há um tipo de arroz adequado para diferentes receitas?

Você sabe escolher o tipo de arroz adequado para diferentes pratos? Veja quais são as três variedades de arroz mais consumidas em Portugal e Brasil, e saiba qual é o arroz ideal para cada receita.

O arroz é a terceira cultura cerealífera do mundo, e faz parte do cardápio diário de quase metade da população mundial, com variedades específicas para diferentes regiões.

 

O arroz é um alimento com pouca gordura e bastante energético, e é a base de muitas receitas. Mas pouca gente se preocupa em combinar o tipo certo de arroz para cada prato. Conheça três das variedades mais comuns de arroz usadas em Portugal e Brasil, e saiba que tipos de pratos preparar com cada um.

 

Arroz Carolino

Este é o tipo de arroz mais cultivado e consumido em Portugal. O arroz Carolino é um arroz curto e gordo, com bago branco, e que absorve muito bem os sabores. Por isso, é usado na maioria das receitas tipicamente portuguesas. O arroz Carolino é ideal para ser usado em pratos caldosos, como: arroz de tamboril, como o arroz de malandro, arroz de feijão, arroz de polvo, arroz de pato português, arroz de peixe, arroz de legumes, arroz de tomate, cozido à portuguesa, e até mesmo arroz doce.

 

Arroz Basmati

O arroz Basmati é cultivado principalmente em Índia. É um grão fino, alongado, macio e aromatizado. O arroz Basmati não precisa de nada mais além de água e sal para ser preparado, e acompanha muito bem receitas com sabor mais intenso, como: pratos com caril, frituras, grelhados, peixes, saladas, mariscos e pratos vegetarianos.

 

Arroz Agulha

De origem índica, o arroz Agulha é o típico arroz branco. É o tipo de arroz mais utilizado no Brasil. Muito versátil, acompanha bem diferentes tipos de pratos. Com sabor mais neutro e textura solta, o arroz Agulha é um pouco mais consistente que o Basmati, e menos aveludado que o Carolino, e é preparado com muita facilidade. Acompanha muito bem: guarnições, assados, arroz com legumes e arroz à grega, e pratos mais secos, como o arroz de pato no forno, ou o arroz de polvo à minhota, e em pratos típicos brasileiros, como o baião de dois, por exemplo, ou para acompanhar a feijoada brasileira.

 

Agora que você já sabe qual é a variedade de arroz mais adequada para os mais diferentes pratos, é hora de experimentar mais receitas que têm como base o arroz. 

 

 

 

Comente a dica Sabia que há um tipo de arroz adequado para diferentes receitas?

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.