Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Saiba como combater os pequenos males com o alimento certo.

02 de Julho de 2013 em Dietas

Classificação: 4.5
por 4 pessoas

  • Imagem de Saiba como combater os pequenos males com o alimento certo.

Sente-se irritado? O melhor é comer um bife! Tem os tornozelos inchados? Coma uma banana… Muitas vezes as pequenas maleitas do dia-a-dia resolvem-se com a vitamina certa. Neste artigo explicamos como pode combater os tornozelos inchados, as fissuras na boca e até o mau-humor com os alimentos certos.

Os pequenos problemas de saúde podem complicar a vida a qualquer pessoa, mas na maior parte das vezes são fáceis de tratar porque expressam uma deficiência vitamínica do nosso organismo, isto é ocorrem porque o nosso corpo tenta dizer-nos que sente falta de algum nutriente. A solução? Ingerir o alimento certo!

 

 

Tornozelos inchados 

Os tornozelos inchados pode ser o resultado da retenção de líquidos. As bananas são particularmente ricas em potássio, uma arma poderosa na redução da retenção de fluídos não desejados e na regulação dos níveis de sal no corpo.

Por isso, se sofre deste mal, coma bananas e outros alimentos como tomate e espinafre ricos em potássio e verá uma redução no inchaço. 

Para além disso deve limitar a ingestão diária de sal e consumir alimentos que contenham muita água, como verduras e frutas.  

 

Fissuras na boca 

Fissuras e feridas ao redor da boca podem indicar uma deficiência de vitamina B12, o nutriente essencial para a produção e crescimento das células. Sem ele, o corpo não pode renovar a pele e células da mucosa ao redor dos lábios com rapidez suficiente o que leva a que surjam as dolorosas fissuras na boca.

A dose diária recomendada de Vitamina B12 é de 1,3 mg para homens, 1.1mg para as mulheres. 

A vitamina é também necessária para o processamento de alimentos em energia, por essa razão a fadiga e a enxaqueca também podem apontar para sintomas de deficiência de B12.

Para combater as fissuras nos cantos da boca deve ingerir alimentos lácteos. As pessoas que consomem um copo de leite por dia (que contém cerca de 0,6 mg de vitamina B12) facilmente resolvem este problema.

 

Falta de paladar 

As pessoas que sofrem de falta de paladar podem estar com défice de zinco. A dose diária recomendada é de 5.5-9.5mg para homens, 4 7mg para as mulheres. 

A pouca ingestão de zinco pode afetar o nosso sentido do paladar e existem estudos que comprovam que as pessoas com níveis mais baixos de zinco nos glóbulos vermelhos têm menor capacidade de detetar sabores salgados talvez porque o zinco desempenha um papel importante na produção de enzimas salivares e na manutenção das papilas gustativas. 

Para além deste fenómeno, a falta de zinco aumenta o risco de contrair infeções como gripes e constipações.  

A falta de paladar leva muitas vezes a que se abuse do sal ou do açúcar, o que pode trazer outras complicações de saúde.  

Os alimentos aconselhados a quem tem défice de zinco são a carne vermelha - carne bovina e de cordeiro. Outras fontes incluem nozes, castanha de caju, amendoim e grãos integrais

 

Mau-humor 

Se anda irritado, de mau humor e com falta de concentração, pode dever-se à falta de ferro. O ideal é consumir alimentos ricos em ferro como os ovos, carne vermelha, nozes e verduras. Fontes de ferro de origem animal, como carne, ovos e sardinha são melhor absorvidos, mas as nozes, as leguminosas verdes e os cereais matinais fortificados também são bons. Se estes alimentos forem ingeridos com uma fonte de vitamina C, por exemplo, sumo de laranja, são mais facilmente absorvidos. Os suplementos podem ser a única solução para deficiências mais graves. 

O organismo necessita diariamente de 8.7mg de ferro nos homens, e nas mulheres 14.8 mg e sendo este um componente vital para os glóbulos vermelhos, a sua falta traduz-se na redução dos níveis de oxigênio no sangue e por consequência nas células musculares (fadiga) e cerebrais (falta de concentração). É normal que com estes sintomas se sinta mal-humorado. 

 

Comente a dica Saiba como combater os pequenos males com o alimento certo.

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.