Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Sementes de Chia o que são e como comer?

08 de Abril de 2013 em Dietas

Classificação: 5
por 3 pessoas

  • Imagem de Sementes de Chia o que são e como comer?

Já ouviu falar de sementes de chia? Descubra o que são sementes de chia e como comer esta planta herbácea da família do linho. As vantagens para a sua saúde são muitas porque esta semente é rica em minerais, aminoácidos essenciais e ómega 3. Ao ingerir este alimento ainda contribui para a saúde da sua pele e intestino.


A chia é uma pequena semente oval cheia de nutrientes essências, por isso é cada vez mais considerada um superalimento funcional. Mas é importante conhecer esta planta e saber cozinhá-lo de forma a aproveitar todas as qualidades que ele tem.

A chia ou sálvia hispânica pertence à família do linho e é originária da América do sul.

Para além de ser rica em fibras tanto solúveis como insolúveis, que contribuem para o bom funcionamento intestinal, possui elevados níveis de ómega 3, essencial para a saúde cardiovascular.

Ao ingerir sementes de chia vai contribuir para a sua dieta e perder peso porque as fibras desta semente em contacto com a água gelificam e aumentam de tamanho, levando a que sinta menos fome e assimile os carbohidratos mais lentamente.

A chia também é rica em cálcio, magnésio, fósforo e antioxidantes. Ao ingerir estas sementes regularmente, contribui para a saúde geral do seu organismo. O colesterol LDL diminui, dá-se uma regulação da pressão dos vasos sanguíneos e aumenta a capacidade anti-inflamatória e antioxidante.

Pode comprar a chia em óleo, farinha ou grão. Os especialistas aconselham a uma ingestão diária de cerca de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sopa.

Existem formas muito simples de comer chia, uma delas consiste na utilização do óleo de chia em saladas, como tempero.

A farinha pode ser adicionada a iogurtes ou sumos mas também pode substituir a farinha de milho na confeção de bolos e tortas.
Os grãos podem ser adicionados a iogurtes depois de hidratadas com água, sumos ou leite.

A chia é um alimento nutritivo e benéfico mas deve ser consumida com moderação por ser bastante rica em calorias. As pessoas que tomam anticoagulantes devem restringir a ingestão destas sementes devido à sua capacidade para diluir o sangue.

Comente a dica Sementes de Chia o que são e como comer?

1 comentários sobre Sementes de Chia o que são e como comer? news

Ricardo Franco ricardofranco

Ricardo Franco ricardofranco - 26 de Maio de 2016

Eu utilizo chia não numa perspetiva de perder peso mas sim para manter a linha, e resulta muito bem. Vivo em Lisboa, e os preços são muito caros no supermercado; então pesquisei online e os melhores preços que encontrei foi em www.chefpanda.pt. Por exemplo, no continente sementes de chia custam 20€/kg, e lá custam 12!

Ser membro tem muitas vantagens

Ao submeter os seus dados receberá newsletters, ofertas e publicidade para os dados que disponibilizou enviado por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros . Ao clicar nesta opção aceita os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade que poderá sempre consultar.