Aguarde por favor...
A página está a ser carregada

Tem asma ou rinite? Pode ser da fast-food

12 de Fevereiro de 2013 em Dietas

Classificação: 4
por 3 pessoas

  • Imagem de Tem asma ou rinite? Pode ser da fast-food

É possível que uma alimentação saudável seja essencial para prevenir doenças como a asma ou a rinite. Segundo um estudo, quando a ingestão de alimentos fast-food ocorre mais do que 2 a 3 vezes por semana, pode dar-se o agravamento de doenças respiratórias e alérgicas.

Segundo um estudo publicado na revista médica “Thorax” que pertence ao grupo British Medical Journal, quando a ingestão de alimentos fast-food ocorre mais do que 2 a 3 vezes por semana, pode dar-se o agravamento de doenças respiratórias e alérgicas.

No estudo realizado pela Universidade de Auckland na Nova Zelândia, foram inquiridos 320.000 jovens de 13 a 14 anos e 181.000 crianças de seis a sete anos, bem como os respetivos pais. Foram então relacionados dados como, os hábitos alimentares e a frequência e gravidade de sintomas como asma, rinite, olhos e nariz entupidos, entre outros sintomas.

Com o estudo foi possível concluir que quando a ingestão de fast-food ocorre mais de 2 a 3 vezes por semana, eleva em 39% o risco de quadros graves de asma e rinite entre os adolescentes. Nas crianças este risco aumenta 27%.
A resposta para este facto pode estar na elevada quantidade de gorduras saturadas presentes nestes alimentos, que aumentam o processo inflamatório no organismo, dificultando a resposta imunitária. Quando o organismo está desprotegido é natural que ocorram mais processos alérgicos.

A asma é uma doença do foro respiratório. As vias aéreas inflamam e causam falta de ar, pressão na caixa torácica e os característicos assobios ao respirar.

A rinite é uma reação de hipersensibilidade alérgica, que ocorre quando as vias respiratórias são expostas a elementos estranhos. O corpo reage com a produção de secreções e espirros.

Para além destas doenças, a ingestão de comidas fast-food, provoca nas crianças o aparecimento de doenças graves como a obesidade e todas as doenças que decorrem do excesso de peso, como a Diabetes tipo II e o aumento de colesterol.

Em oposição, uma alimentação saudável, rica em frutas não só diminui a intensidade dos sintomas, como reduz o número de crises alérgicas.

Comente a dica Tem asma ou rinite? Pode ser da fast-food

Ser membro tem muitas vantagens

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por kozinharte.com e pelos nossos Parceiros